segunda-feira, 18 de junho de 2012

Lei de Beer-Lambert


O principio de funcionamento do oxímetro de pulso é baseado na Lei de Beer-Lambert. Ela relaciona a absorção de luz com as propriedades do material na qual ela é transmitida.
Essa lei relaciona exponencialmente a transmissão T através de um material e o produto entre o coeficiente de absorção e a distancia percorrida pela luz no meio. O coeficiente de absorção também pode ser expresso pelo produto da concentração c da substância no meio (mmol l -1) e o coeficiente de extinção e para determinado comprimento de onda.



onde I é a intensidade de luz incidente, W/m2, e Io a intensidade de luz transmitida.
A transmitância T é o coeficiente entre I e Io:



Aplicando o logaritimo na equação 2 temos a absorbância  (A):



No simulador da figura abaixo podemos fixar o valor da concentração c e um comprimento de onda incidente l, a fim de encontrar o coeficiente de extinção e. Para isso basta variar o valor da distancia percorrida l e anotar a absorbância A correspondente.



Como absorbância e o coeficiente de extinção são grandezas diretamente proporcionais, se mantidas constantes as outras grandezas, podemos indicar graficamente a relação que veremos na fig.3 para qualquer substância disponível na simulação.

Absorbância x Comprimento de onda (nm)


Referências: Oxímetro de pulso com transmissão de sinal sem fios - http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/24302/000736259.pdf?sequence=1


Nenhum comentário:

Postar um comentário