Os oxímetros disponíveis comercialmente usam a luz em dois comprimentos de onda que é emitida por LEDs através do dedo, lóbulo da orelha ou nariz. A intensidade atenuada da luz é então medida por um detector e convertida em um sinal elétrico e processado a fim de informar a frequência cardíaca e as leituras de saturação do oxigênio. Então a análise oximétrica é obtida comparando-se absorção da luz nos dois comprimentos de onda. O objetivo deste experimento tende a verificar como funciona
a absorção da radiação de um LED. Para tal utilizou-se de um LED onde este era o emissor da radiação e um segundo
como sendo o absorvedor a qual era
observado através da medida da tensão do absorvedor.
Antes de prosseguir seguimos ao material utilizado conforme vídeo abaixo:
Antes de prosseguir seguimos ao material utilizado conforme vídeo abaixo:
Como visto foram pares de três os LEDs utilizados de cores: vermelho, azul e verde. Como cada cor de LED apresenta um comprimento de onda ao efetuar o experimento onde um LED de determinado comprimento de onda seja posto contra outro de comprimento diferente. A montagem do experimento foi conforme o esquema abaixo:
Tendo isto passamos ao vídeo abaixo
onde temos como foi feito o método experimental:
Seguindo todos os passos expostos no vídeo e agora com o LED
vermelho como absorvedor, utilizou-se uma ponteira laser como emissor conforme
vídeo abaixo:
Feito todos os passos, os dados forma dispostos em tabela a fim de melhor visualização dos resultados assim como efetuado o cálculo para a incerteza da medida segundo manual do multímetro.
Observando a propriedade ressonante dos LEDs á partir dos resultados vemos que a tensão será proporcional á intensidade da radiação. O que ocorre será que um LED emissor e um absorvedor de cores iguais, ou seja mesmo comprimento de onda, obtêm-se valor de tensão mais elevado do que entre cores diferentes. No último vídeo observa-se que a ponteira laser incidida sobre um LED vermelho apresentou tensão o que indica que o laser possui propriedades parecidas em relação ao absorvedor.
Algumas das conclusões tomadas referem-se á questão do comprimento de onda dos LEDs á partir de sua absorção pelo sangue fazendo com que o LED seja usado em oximetria de pulso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário